Sobre

Tao Ômega é um blog de estudo, pesquisa e principalmente reflexões sobre os mais variados temas das áreas Humanas, Sociais e Linguísticas. E mais, Literatura, Poesia, Música, Resenhas de filmes/séries e livros. (Em construção e desenvolvimento)

Tao (道) é a palavra do chinês que significa caminho ou absoluto, no livro do pensador taoista de Lao Tsé, Tao Te Ching do século VI a.C., expressa-se toda uma filosofia que ao contrário do pensamento ocidental, não é linear, porém, é integral e complementar em suas contradições e oposições. O caminho não tem início, meio ou fim, ele é apenas contínuo.

Ômega (Ω) é a última letra do alfabeto grego usado para demonstrar a ideia de “fim” ou “último”, sendo o pensamento ocidental estruturado numa lógica linear.

A ideia surgiu ao juntar o tipo de pensamento chinês expresso na teologia taoista, que é um sistema aberto, paradoxal, complexo e complementar juntamente com o pensamento grego que consiste numa lógica fechada, não-contraditória, que procura sintetizar o pensamento em fórmulas proposicionais, ou seja, os opostos linear e não-linear, lógico e “não-lógico”, todo e a parte etc., são postas no pensamento contemplativo chamado teoria afim de buscar a realidade prática.

Obs: Este blog não tem fins lucrativos nem econômicos, apenas o interesse desapegado de quaisquer necessidade mundana, visando a comunicação com o senso comum, sem pretexto academicista ou pedante.

Contribua para o debate, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s