A importância da Biblioteca Pública de Santa Catarina – Infelizmente está esquecida!

A Biblioteca Pública de Santa Catarina – BPSC foi fundada oficialmente em 1855 pelo João José Coutinho. Está localizada na Rua Tenente Silveira, 343 desde 1979, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. A BPSC serve também de Deposito legal pela lei Nº 11.074, de 11 de janeiro de 1999 que obriga as editoras e escritores catarinenses de disponibilizar um exemplar de cada obra impressa como acervo. (Histórico da BPSC)

A BPSC é responsabilidade da Fundação Catarinense de Cultura – FCC que desde então só libera verba para compra de materiais de vestibulares para a BPSC, bitolando o seu potencial. O cargo responsável pelo pedido de obras enviados pela BPSC é cargo comissionado, ou seja, cargo por demanda política. Desde então a BPSC só aceita doações de livros.

Apelo à Valorização do Espaço Público

Faço um apelo a todos os cidadãos a reconhecer esse fato como um problema cultural e público – o abandono financeiro destinado a aquisição e atualização das obras da BPSC.

Àqueles que tem livros parados na prateleira, doem a BPSC pois lá será uma oportunidade a mais para quem busca conhecimento. Àqueles que gostam de ler, debater, estudar e tudo mais, vamos utilizar mais a BPSC e valorizar o espaço destinado a população – afinal pagamos e estamos pagando por isso.

O mais revoltante é que não se ouve, não se lê, não se tem nenhum político ou a mídia local mencionando o valor histórico da Biblioteca e a importância humanitária que uma biblioteca desempenha.

A BPSC não apenas disponibiliza seu acervo, mas também desenvolve projetos culturais, atualmente está para finalizar um módulo, dia 24 de outubro, de Escrita Criativa Módulo Desenvolvimento de Contos. Um curso de escrita criativa está cotado em torno de 200-400 reais, curso que a BPSC disponibiliza gratuitamente para a população.

Em setembro de 2018 abrirá uma sessão de Biblioterapia – A LEITURA COMO FUNÇÃO TERAPÊUTICA – trazendo mais uma oportunidade para a popula do município de buscar um apoio não só terapêutico como enriquecimento cultural.

2 comentários em “A importância da Biblioteca Pública de Santa Catarina – Infelizmente está esquecida!

Contribua para o debate, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s