Breve reflexão: do conhecimento, da poesia, do ser humano, da tecnologia

Num lugar onde estamos cercados de conhecimentos estéreis e perguntas ineptas ainda me deparo com a falta de sensibilidade do espírito humano.

Em parte a arte está morta, caiu em desvalorização e seu desuso como elemento formador da humanidade foi decretado pelo superficialidade de uma cultura vazia.

Veja, que do conhecimento não se ausenta poesias. De Dante à Camões, mineramos e desfrutamos de uma das mais belas poesias, sem deixar de lado seu conteúdo estruturante.

A matemática, reduzida apenas aos seus pragmatismo, seus cálculos, perdeu-se na cabeças dos jovens sua beleza lógica e teórica. E nem há o que se falar da Filosofia, perdida entre profetas que se empenham mais em “revelar” esta ou aquela verdade, cansou-se de buscar o verdadeiro, passou-se a fabricar a verdade.

Dos gregos, aquela ideia acerca do que é Paideia, a formação do ser humano, exatamente aquilo que nos faz humanos, que invoca e nos impulsiona, nos desperta todo o nosso potencial, reduzido a um saber enciclopédico apenas para atender uma demanda coisificante do saber.

Para saber basta conhecer, para conhecer basta saber que tudo o que a priori foi dito, é fim em si mesmo, e a posteriori fica a conclusão de que a finalidade da formação humana é em si mesmo para formar seres humanos cada vez mais humanos em suas potencialidades. Do contrário, que nos substituam por máquinas, elas sim, não são fim em si mesma.

Que nos substituam, trazendo o ócio, que nos possibilite a distribuição da tecnologia e das riquezas, para daí, enfim, o ser humano gozar de todas suas potencialidades ao limite do que conhecemos por conhecimento.

Contribua para o debate, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s