Apoie essa Ideia
Qual a importância do método de ensino (pedagógico)?
Quem é/foi estudante sabe que há professores que lhe instigam a participar e aprender e outros, bem, nem tanto. Talvez, bem provável, o problema não esteja no conhecimento que o profissional da educação tenha, mas sim a forma que lhe foi ensinado a ensinar (didática). E há outro problema, a forma com a qual a instituição, pública ou privada, procede.
E eu te pergunto caro leitor, nossas instituições educacionais estão realmente interessadas em educar? Transmitir conhecimento? Na minha humilde forma de pensar, eu direi que NÃO!
Reforma na Estrutura Educacional
A reforma do ensino médio serie interessante se:
1 – Houvesse inovação;
2 – O foco fosse o conhecimento; e
3 – A base fosse o pensamento crítico e inovador.
Na verdade essa última reforma poderia ser um salto na educação, não pela supressão desta ou daquela matéria e conteúdo, mas se pensassem numa estrutura onde INCENTIVEM o saber e o conhecimento.
A estrutura permanece a mesma, copia da matriz educacional e cola na cabeça do aluno, com a incremento de transforma-lo em uma mão de obra barata.
O modelo atual está baseado fundamentalmente em aulas expositivas, ou seja, o professor fala e o aluno escuta, pior quando as aulas são com slides que basicamente é lido para os alunos.
Os Modelos: TBL; PBL; PI
Siglas sempre me pareceram muito estranhas a primeira vista, e instigante, mas afinal, o que significa TBL; PBL; PI?
Team-based Learning (TBL) – Aprendizado Baseado em Equipes
A metodologia envolve o trabalho em grupo de 6 a 8 alunos e uma sequência de atividades:
- Estudo de material previamente encaminhado pelo professor (1 a 2 semanas antes do encontro presencial);
- Avaliação individual e em grupo, com imediato feedback para os alunos, antes do início da discussão dos casos;
- Aplicação de conceitos em casos, contextualizando o conteúdo.
Incentivam o esforço pessoal, o trabalho em equipe, o interesse pelo assunto discutido, a aplicação prática do que está sendo aprendido etc.
Problem Based Learning (PBL) – Aprendizagem baseada em problemas
A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. Grupos de até 12 estudantes se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não “ensina” da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.
O método apresenta vantagens relevantes para a aprendizagem, das quais se destacam:
- Provoca a motivação;
- Promove o conhecimento de novas áreas do saber;
- Estimula a criatividade;
- Impulsiona o pensamento crítico;
- Fomenta as capacidades de análise e decisão;
- Desenvolve as capacidades e competências de trabalhar em grupo e de gestão de stress.
- Trabalha com habilidades de ordem superior, tais como: análise, julgamento, justificativa, previsão de resultados e argumentação.
Peer Instruction (PI) – Aprendizagem pelos Pares
É um processo que estimula a autoaprendizagem e facilita a educação continuada, porque desperta a curiosidade do aluno e, ao mesmo tempo, oferece meios para que possa desenvolver capacidade de análise de situações com ênfase nas condições loco-regionais e apresentar soluções em consonância com o perfil psicossocial da comunidade na qual está inserido.