A violência sem alma

As vezes me pergunto, para que serve a arte, a educação, os afetos. Nem sempre encontro definições tão claras em palavras como tenho em meu espírito.

E vejo que não nos é opção escolher se gosta ou não gosta, se há algum valor objetivo ou subjetivo por trás disso tudo, apenas é o que é.

Digo, pois procurei me manter afastado de presenciar, assistir ou até mesmo ler fatos e acontecimentos que envolvem violência contra o outro ser vivo. Logo, penso que tudo poderia ser evitado se todos tivéssemos o mínimo de oportunidades e direitos com equidade.

Mas, logo percebo que a violência, além de natural, é algo a ser apreciada, não com “os bons” olhos da moral, mas com o olhar d’alma e perceber que nós temos a faculdade de decidir entre a violência e a paz. Quase sempre nos equivocamos na escolha, sem saber de suas consequências.

A violência fere a alma, por pior que seja, e ainda por menos desejável que seja, creio que é necessário observar com atenção esses acontecimentos, não só, observar com mais atenção ainda nossas reações, nossos estímulos. Pois, se diante de tais monstruosidades você permanecer indiferente, talvez você tenha se tornado um deles…

Agora mesmo, vi o vídeo bem repercutido duma violência pratica contra uma pessoa da qual se representa por ser uma travesti. Sinto profundamente uma sociedade doente, de indivíduos a beira da morte, não do corpo, mas d’alma de fato. Pois aquela pessoa que talvez não se encontre mais entre nós vivos, sofreu e não sofrerá mais com sua vida abreviada. Mas aqueles que ficaram… continuaram sofrendo e causando sofrimento para todos a sua volta.

Me choca ver tamanha negligência de nós seres humanos, da sociedade e daqueles que foram designado para resolver, guiar e orientar. Indiferentes diante disso, legitimamos o ódio. Com ações antipáticas, retribuímos ao ódio com mais ódio. É isso que nós vivemos no dia a dia?

contra_a_violencia.jpg

Contribua para o debate, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s