Trabalho, Pensamento, Tempo-Espaço e Ócio.

No ônibus a caminho de casa, lendo Edgar Morin em seu livro “Introdução do Pensamento Complexo”, me deparo com a frase de um filósofo, da qual o contexto escrito no livro não afeta minha reflexão momentânea, que dizia: “…vivemos de morte, morremos de vida – Heráclito.

Ao me deparar com tal frase, meu pensamento voa e transborda, “vivemos de morte”, sem dúvidas, desde no sentido físico-biológico ao sentido sócio-cultural; entretanto a outra oração se mostra ainda mais complexa, “morremos de vida”, abarcando os aspectos anteriores, ela vai as peculiaridades mais rotineiras e comum a todos, o trabalho e o pensamento, sendo a minha reflexão mais profunda na seguinte asserção: No Tempo-Espaço o trabalho se degrada, porém, o pensamento se expande!

Sim, mesmo que o pensamento possa retroceder, ele não se degrada no Tempo-Espaço, sendo este o elemento comum nas duas ações, de trabalhar e pensar, o trabalho por si só há uma finalidade que amarra e apregoa a ação, enquanto o pensamento só se pode expandir no ócio, no tempo livre, não apenas de simplesmente ter tempo sobrando, mas, no sentido livre, não apenas de liberdade, mas de “livrar” de todas as finalidades, responsabilidades e necessidades. Ou seja, o pensamento se expande além do Tempo-Espaço, ele transcende tal elemento, transpassa eras se aperfeiçoando, se modificando e se acumulando na sua forma mais singular e simplificadora, compondo-a num “mar” complexo de interação e inferência de um tipo de pensar ao modo de ver o mundo.

E esta complexidade pode ser vista no cotidiano, constada no nosso modo de pensar complexo dentro dos tipos de conhecimento que não se perde nem se excluí, mas se complementam por mais contraditório que possam ser como o Conhecimento Religioso contrapondo o Conhecimento Filosófico, o Senso Comum contrapondo o Conhecimento Científico, ora transformando e interagindo com o Conhecimento Mitológico.

Que magnífico! Eu diria… afinal, no Tempo-Espaço o trabalho se degrada, mas o pensamento se expande, cada vez mais e mais e mais…

4 comentários em “Trabalho, Pensamento, Tempo-Espaço e Ócio.

Contribua para o debate, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s